Zilá alerta homens sobre prevenção do câncer de próstata e defende mutirão de cirurgias oncológicas represadas

A preocupação quanto à oferta de ações relacionadas à saúde preventiva do homem pautou as manifestações da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) nesta quarta-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa. A parlamentar preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento e atua diretamente em campanhas de prevenção de diferentes tipos de câncer, tendo leis de sua autoria em vigência e projetos referentes a esse tema em tramitação.

Zilá fez referências às informações divulgadas durante audiência pública, que tratou de questões relacionadas à saúde masculina, em especial ao câncer de próstata. A deputada destacou a existência de 91 mil cirurgias oncológicas represadas no Estado. A parlamentar adiantou que, por meio da Comissão de Saúde, vai promover a divulgação de ações de prevenção a esse tipo específico de câncer. 

"Como reflexo da pandemia, restaram muitas lacunas na atenção à saúde do homem. Diagnósticos e cirurgias de câncer de próstata tiveram queda quando as pessoas deixaram de procurar os serviços médicos", ressaltou. Zilá defendeu a realização de mutirões para que as cirurgias sejam agilizadas e prometeu investir em material informativo com ênfase na prevenção da doença.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Celso Bender | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato