Governo Eduardo Leite cria plano permanente e transversal para aliviar efeitos da estiagem

O governo do RS apresentou, nesta sexta-feira (17), um plano permanente e transversal de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. As ações de curto, médio e longo prazo foram organizadas em uma estratégia que inclui medidas emergenciais de apoio e assistência aos produtores, ações estruturantes e um sistema de monitoramento.

Haverá a anistia de 100% da dívida do programa Troca-Troca de Sementes para agricultores familiares dos municípios em situação de emergência e a criação de um sistema online de monitoramento da estiagem e construção de cisternas.

Ações de irrigação e reservação de água já anunciadas por meio do programa Avançar, que encontraram obstáculos na sua execução em 2022, também estão entre as medidas prioritárias do plano. Um exemplo é a construção de cisternas, medida para a qual o Estado destinou R$ 17,4 milhões.

Dentro da estratégia de aprimorar a gestão da crise hídrica com políticas planejadas e estruturadas em dados, o Estado elaborou o Monitor da Estiagem. A ferramenta reúne dados atualizados da situação climática no Estado e também permite comparativos com as secas registradas em anos anteriores.

Durante a apresentação, o governador Eduardo Leite também falou sobre a importância do apoio federal e da necessidade de um olhar contínuo da União para a situação de restrição hídrica no Rio Grande do Sul, em função da sua recorrência. Foi encaminhado um ofício ao governo federal pleiteando apoio para ampliar ações de assistência aos produtores gaúchos já realizadas pelo Estado e para a implementação de outras, como explicou o governador.

“As ações se dão dentro da dimensão e da possibilidade orçamentária de cada ente federativo. Para o Estado sozinho, a possibilidade é uma. Com a parceria do governo federal, é outra. Tenho razões para acreditar que haverá ajuda pelos movimentos de articulação e o interesse e compreensão demonstrados pelo governo federal pela situação no Rio Grande do Sul”, pontuou Leite.

Texto: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Foto: Gustavo Mansur/Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato