“Bike Delas” ajuda a elevar a autoestima de mulheres que buscam emprego


No mês dedicado a ações afirmativas a favor da mulher, o deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB), 41 anos, está oferecendo, de maneira voluntária, um suporte diferente às guerreiras do cotidiano de Porto Alegre, que buscam uma vaga no mercado formal de trabalho. Assim como em outras ações voluntárias de caráter lúdico, Kaká criou a “Bike Delas”, para aproximar pessoas que procuram trabalho e empregadores. 

Esse projeto não está apenas focado na arrecadação de currículos para o encaminhamento às empresas. Por meio da bicicleta customizada para atender o público feminino, Bike Delas circula em diferentes locais da cidade, oferecendo vestuário e maquiagem, visando elevar a autoestima das mulheres, em especial aquelas que sofreram algum tipo de violência doméstica, e também as prepara para entrevistas de emprego. 

Kaká destaca que a “Bike Delas” nasceu de relatos que recebeu de mulheres vítimas de violência. “Muitas mulheres me procuram, principalmente aquelas que fugiram da casa dos agressores e estavam em uma busca desesperada por trabalho”, explicou. A ideia foi lançada uma semana antes do Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março) e já apresentou resultados.

Ele conta o caso de uma jovem que já sofreu violência doméstica e, recentemente, estava em situação de rua. “Por meio da ‘Bike Delas’, proporcionei um dia especial para que ela conquistasse uma vaga de trabalho. Ela recebeu roupas novas, maquiagem e até alimentos. Fiz seu currículo para encaminhá-la ao mercado de trabalho. No último contato que tive com essa jovem, ela me relatou que têm muitas empresas a chamando para entrevistas. Certamente, será contratada em breve”, comemorou Kaká, preservando a identidade da jovem beneficiada com a ação voluntária.

Baseado na grande receptividade das mulheres, Kaká pensa em transformar a “Bike Delas” em ação permanente, incorporando a outros trabalhos voluntários que já desenvolve há bastante tempo, como “Varal do Desemprego”, a “Geladeira do Desemprego”, a “Bike do Emprego” e o “Delivery de Currículos”.

OUTRAS AÇÕES VOLUNTÁRIAS

A partir de inúmeras iniciativas, Kaká acumula histórias de muito sucesso. Ele dedicou parte da sua vida ao voluntariado. Há mais de 20 anos realiza ações voltadas à empregabilidade, com foco principal em ajudar pessoas que estão na busca de emprego. Através de sua experiência em agências de trabalho, percebeu que muitas pessoas não possuíam recursos para conseguir uma oportunidade no mercado formal. Assim, começou a dar palestras, ensinando a fazer currículos e ajudando os desempregados a se portarem em uma entrevista de emprego. 

Dessa atuação, criou ações que ganharam destaque, como o “Delivery de Currículos”, que durante a pandemia ajudou muitas pessoas a conseguirem emprego, e a “Geladeira do Desempregado”, uma geladeira itinerante que fornecia vagas de emprego, comida, roupas e dicas importantes sobre o mercado de trabalho.

As ações tomaram uma proporção tão grande que repercutiu até mesmo na imprensa internacional, sendo destaque nos jornais argentinos e americanos, após encontrar currículos no lixo e criar o “Porta Joias de Currículos”, onde refez cada documento, imprimiu e distribuiu nos locais que estavam contratando. 

Com a popularidade do envio de PIX, Kaká decidiu criar, de forma lúdica, o “PIX do Currículo”, para chamar a atenção das empresas e, assim, ajudar mais uma vez aqueles que estão em busca de uma oportunidade de emprego. A ação viralizou nas redes sociais, ganhou visibilidade na imprensa e tornou-se inspiração para outros projetos semelhantes. 

Em mais de duas décadas de trabalho voluntário, Kaká já ajudou mais de 20 mil pessoas a conseguirem emprego. Ele continua criando novas ações, sempre com o objetivo de aproximar os desempregados ao mercado de trabalho. 

Texto: Matheus Miranda (Jornalista - MTE 20012) e Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Fotos: Divulgação




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato