Kaká D’Ávila participa de sabatina de indicados ao BRDE e BADESUL e sugere maior presença de mulheres em cargos de diretorias

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, da Assembleia Legislativa, promoveu nesta quinta-feira (30) a arguição pública de quatro indicados pelo governador Eduardo Leite para cargos no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e BADESUL Desenvolvimento SA - Agência de Fomento do Rio Grande do Sul. Leonardo Maranhão Busatto foi indicado à função de diretor de Planejamento representando o Estado no BRDE; Claudio Leite Gastal, para  diretor-presidente do BADESUL Desenvolvimento SA - Agência de Fomento/RS; Ranolfo Vieira Junior, para diretor-presidente do BADESUL; e José Luís da Silva Nunes para a diretoria do BADESUL.

O representante titular da Bancada do PSDB na Comissão de Finanças, deputado estadual Kaká D’Ávila, encaminhou questões aos sabatinados. Conforme o regramento, inicialmente os indicados apresentaram aos deputados suas credenciais para o exercício dos cargos e depois foram submetidos à arguição. 

Kaká fez perguntas e aproveitou a oportunidade para encaminhar sugestão. O deputado propôs que indicações futuras priorizem nomes de mulheres para funções com foco no desenvolvimento regional e gestão de investimentos de instituições financeiras públicas, tendo em vista que existe pouca representação feminina nessas áreas. O parlamentar também defendeu mais políticas públicas voltadas ao empreendedorismo feminino.

A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) também se manifestou com observações pertinentes ao currículo dos indicados. A parlamentar falou, ainda, sobre funções próprias dos bancos públicos, com destaque para aspectos municipais, de inovação, de indústrias e no âmbito do desenvolvimento econômico. Antes de encerrar sua participação, Nadine destacou a instalação de sua frente parlamentar voltada ao debate do empreendedorismo feminino. Para a deputada, os bancos de fomento são peças importantes para auxilias mulheres que queiram empreender.

CURRÍCULOS DOS INDICADOS

LEONARDO MARANHÃO BUSATTO: Economista, iniciou em 2006 como servidor público estadual, como técnico de Planejamento, é auditor fiscal da Receita Estadual desde 2007, nos quadros da Secretaria da Fazenda; subsecretário do Tesouro, em 20215/16; secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre, 2017/2022; em 2021, secretário extraordinário de Parcerias, no governo Eduardo Leite, conduzindo a carteira de privatizações e concessões do RS; e por último, secretário Estadual da Fazenda, em 2022.

CLAUDIO LEITE GASTAL: Engenheiro de Software e Mestre em Informática; presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo em 2002, experiência em melhoria de gestão em 22 estados em órgãos federais e mais de 20 municípios brasileiros; secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS; presidente do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo; presidente do Conselho Estadual de Inovação em TIC em Governo.

RANOLFO VIEIRA JUNIOR: ex-governador e ex-vice-governador do RS, ex-secretário de Segurança Pública; delegado aposentado, ingressou na Polícia Civil em 1998; dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), foi Chefe de Polícia e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.

JOSÉ LUIS DA SILVA NUNES: Agrônomo, doutor e mestre em Fitotecnia, servidor público do BADESUL desde 2010; diretor e administração, Superintendência de Operações Rurais e Agroindustriais; atuação na iniciativa privada em diversos bancos, como BRADESCO, BCN, Banco Noroeste, Banco Meridional e Sulbrasileiro.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Fotos: Celso Bender | Agência AL/RS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato