Programação da TV Assembleia destaca a trajetória política e o legado de Yeda Crusius, primeira mulher que governou o RS

Dentro das atividades alusivas ao mês da mulher, o programa "Diálogos Parlamentares", da TV Assembleia Legislativa, desta semana, destaca a trajetória política e o legado da ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. A atração vai ao ar nesta quinta-feira (16), às 22h30, pelos canais digitais abertos (11.2 Porto Alegre e Região Metropolitana, 5.2 Báge, 8.3 Rio Grande, 21.3 Pelotas e 18.3 Santa Maria). Amanhã (17), estará disponível no YouTube da Assembleia.

Yeda foi a primeira mulher que governou o RS (2007-2010). Liderou um projeto de desenvolvimento que conquistou o equilíbrio das contas públicas, chamado de Déficit Zero. Durante sua gestão o Estado recuperou a capacidade de investimentos, registrou altas taxas de crescimento do PIB, melhoria em todos os indicadores sociais e estabeleceu projetos de infraestrutura e inovação reunidos em programas estruturantes contemplando diferentes setores e demandas da sociedade gaúcha. 

Ao longo de sua gestão, o Estado também realizou operação modelo com o Banco Mundial, reestruturando a dívida no valor de US$ 1 bilhão (2008). Pela inovadora operação do IPO do Banrisul (2007), conquistou o maior resultado registrado até então para um banco.

Economista, foi professora titular do Departamento de Ciências Econômicas, coordenadora de pesquisas do Centro do Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), coordenadora do curso de pós-graduação em Economia, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (UFRGS). No governo Itamar Franco, atuou como Ministra do Planejamento (1993). Foi eleita deputada federal pelo PSDB por quatro mandatos. Hoje é presidente nacional do PSDB Mulher, segmento que ajudou a fundar nos primeiros anos do partido. 

Texto e fotos: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)



Assista a entrevista aqui:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato