Para ajudar na prevenção da obesidade, Pedro Pereira propõe inclusão do índice de massa corpórea em prontuários de atendimento médico do Estado

Pensando em estabelecer um procedimento que possa auxiliar na prevenção da obesidade, o médico e deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) protocolou projeto de lei que instituí a inclusão do índice de massa corpórea (IMC) em todos os prontuários médicos de pacientes adultos em atendimento pela rede pública e privada de Saúde no âmbito do Rio Grande do Sul. A medida vai oferecer informações ao médico no ato de atender um paciente em decorrência de alguma necessidade de saúde, tanto nos postos de pronto atendimento, como em clinicas e nos hospitais.

Pedro Pereira explicou que ao obter dados quanto à massa corpórea, o médico pode avaliar melhor o paciente, passar orientações ou indicar tratamento caso necessário. O parlamentar disse que o IMC é um cálculo feito pela divisão do peso (em quilogramas), pelo quadrado da altura (em metros). “O resultado coloca o indivíduo em uma das quatro categorias principais: baixo peso (menor que 18,5 kg/m²), peso normal (18,5 a 24,9 kg/m²), sobrepeso (25,0 kg/m² a 29,9 kg/m²) ou obesidade (30 kg/m² ou mais)”, enfatizou.

A nova edição do Atlas da Obesidade no Mundo, de 2023, divulgado recentemente, aponta que, até 2035, 41% da população adulta no Brasil deve ser enquadrada no critério que define a obesidade, ou seja, com IMC acima de 30 kg/m². Pensando em reverter essa expectativa, Pedro Pereira destacou a importância de ações de prevenção, em especial por parte do poder público. “Os dados são alarmantes e cada um de nós precisa fazer a nossa parte”, concluiu. Passado o período de pauta de dez dias após o protocolo, a matéria segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia. 

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Foto: Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato