Pedro Pereira entrega Medalha do Mérito Farroupilha ao escritor Jorge Luis Martins

O escritor Jorge Luis Martins recebeu nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria do Poder Legislativo, proposta pelo deputado estadual Pedro Pereira (PSDB). O parlamentar ressaltou o exemplo de resistência e abnegação de Jorge, que na morou nas ruas na infância e adolescência. Atualmente, o homenageado está com 65 anos e é autor de sete livros, sendo o mais conhecido deles “Meu Nome é Jorge”, autobiográfico. A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) representou a Presidência do Parlamento gaúcho durante a homenagem.

Pedro Pereira enfatizou a luta pessoal de Jorge e suas vitórias e histórias de superação. “Podemos justificar esta homenagem ao escritor Jorge Luís Martins de muitas formas, tendo em vista o tamanho da sua contribuição pessoal e profissional em diferentes áreas de atuação junto à comunidade gaúcha. Destaco em especial a Cultura, onde Jorge possui uma presença maior e efetiva, mas podemos falar também do seu trabalho na Educação, como psicopedagogo, e empresário focado em auxiliar o desenvolvimento do meio social onde vive”, destacou.

Jorge é formado em administração, possui três pós-graduações, MBA e um mestrado em andamento. Passou a usar sua aptidão pela literatura para escrever textos que encantam crianças e jovens. "Podemos dizer que Jorge foi e ainda é um guerreiro, pois tudo que enfrentou na vida o fortaleceu como ser humano, além de elevar sua sensibilidade para causas sociais", disse Pedro Pereira.

Em sua carreira, Jorge já participou de cerca de 250 feiras do livro, sendo patrono em 25 cidades. Como palestrante, já conversou com jovens de aproximadamente 500 escolas, expondo uma visão otimista do mundo. Na literatura, foi ainda patrono de muitas iniciativas importantes para o estímulo ao hábito da leitura. Ele também recebeu muitas homenagens, como o título “Cidadania Honorária”, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a medalha “Porto do Sol”, maior comenda da Capital gaúcha, homenagem da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, sua cidade natal, e o Prêmio SESI Qualidade da Educação.

Em breve sua autobiografia será lançada em formato de filme. “Certamente novas homenagens como esta que fazemos hoje serão promovidas. Jorge é um exemplo para todos nós e merece receber a maior honraria desta casa legislativa”, concluiu Pedro Pereira.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Fotos: Celso Bender | Agência AL/RS




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato