Delegada Nadine quer criar a Política Estadual de Saúde dos Profissionais da Segurança

A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 276/2023, que cria a Política Estadual de Saúde Mental e Física dos Profissionais da Segurança Pública. O objetivo é promover e prevenir a saúde física e mental e a segurança no trabalho, proporcionando a esses profissionais qualidade de vida, fortalecimento e condicionamento físico para suas atividades laborais e bem-estar. 

De acordo com a parlamentar, que é oriunda da Segurança Pública, o projeto irá criar uma integração ainda maior entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Secretaria Estadual de Saúde, estimulando que as instituições se tornem cada vez mais humanizadas. “Queremos discutir a obrigatoriedade desse cuidado, desse olhar em relação à saúde física e mental dos profissionais. Uma política pública fundamental para salvar a vida de quem salva as nossas vidas”, concluiu.  

Dentre os princípios da Política Estadual de Saúde Mental e Física dos Profissionais da Segurança Pública, destacam-se: atendimento de prevenção e escuta nos órgãos de segurança; articulação com a rede de saúde pública; incentivo ao estabelecimento de carga horária de trabalho humanizada etc. Além disso, o governo do Estado poderá criar diretrizes de atendimento nos casos de emergência psiquiátrica que envolvam violência autoprovocada e comportamento suicida dos profissionais de segurança. O projeto segue para parecer na Comissão de Constituição e Justiça.

Texto: Thaise Ribeiro (Jornalista - MTE 20758)

Foto: Paulo Garcia | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato