Kaká D’Ávila propõe certificação para empresas que contratarem jovens e pessoas acima de 60 anos

Para estimular a contratação de jovens, fomentar a empregabilidade de pessoas acima de 60 anos de idade e manter as vagas de emprego já existentes nas empresas, o deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) está propondo a criação de uma certificação de incentivo aos empregadores. O parlamentar protocolou recentemente o Projeto de Lei (PL) 343/2023, que institui o selo “Empresa Amiga do Trabalhador”.

Kaká explica que a certificação busca favorecer a contratação de jovens sem experiência comprovada na carteira de trabalho e pessoas com mais de 60 anos em razão do aumento da expectativa de vida e das regras previdenciárias em vigor no país. O selo também vai contemplar empresas que desenvolverem ações que priorizem a manutenção das vagas de trabalho já preenchidas.

Segundo o texto do PL, o governo do Estado ficará responsável, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE), de implementar a certificação e estabelecer a manutenção de cadastro das empresas detentoras do selo. As inscrições para obtenção do certificado se darão de modo voluntário e dependerá de preenchimento de formulário junto ao FGTAS/SINE. Os contemplados terão a prerrogativa de utilização do selo em suas peças publicitárias e no credenciamento de outras iniciativas que certificam a qualidade de organização.

De acordo com o deputado, o selo estimulará sobretudo as empresas a divulgarem suas vagas de emprego nas Agências FGTAS/SINE, como também incentivará a manutenção das pessoas nas vagas de trabalho que já ocupam. “Diante do momento difícil que passamos, com muitos desempregados e poucas oportunidades de emprego, agravado pelo problema social oriundo do aumento da expectativa de vida da população, esse selo incentivará e premiará empresas que desenvolverem boas práticas sociais”, concluiu. A proposição segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Paulo Garcia | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato