Programa Professor do Amanhã oportuniza efetivamente aos jovens uma carreira docente, diz Bonatto

O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Professor Bonatto, avaliou positivamente a proposta do governo do Estado que visa qualificar, ainda mais, a formação docente e estimular o ingresso de jovens em licenciatura, para suprir áreas onde existe defasagem de educadores. O Projeto de Lei (PL) 366/2023 deve ser votado a partir de 12 de setembro. Até lá, a proposição segue em análise e debate entre os parlamentares.

Segundo Bonatto, cada ação que busca melhorar o ensino é um passo para que os estudantes tenham acesso a uma formação mais eficiente, que proporcione uma boa perspectiva de futuro. “Nossa bancada está acompanhando o debate sobre esse projeto. Temos a clareza e acreditamos que o desenvolvimento social passa pela Educação”, ressaltou.

De acordo com o texto do PL 366/2023, será oferecida bolsa acadêmica de R$ 800/mês, por vaga, sendo que a instituição de ensino também receberá uma bolsa permanência do mesmo valor pago ao estudante em formação. Serão contemplados os alunos que tenham cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Também participarão professores efetivos da rede estadual de ensino. 

Em contrapartida, o beneficiado pelo programa deverá exercer 300 horas de prática na rede pública estadual durante o curso. Terá ainda que cumprir 1.920 horas de atividades docentes posterior à formação.

Bonatto entende que o projeto compre papel fundamental para aumentar o interesse e oportunizar aos jovens a carreira docente. “Sabemos que existe a necessidade elevada de professores em áreas como Letras-Português, Matemática, História, Biologia e Geografia. São disciplinas importantes no currículo escolar e merecem atenção por parte da proposta do governo”, concluiu.

Além do PL que trata do Professor do Amanhã, os deputados devem apreciar na sessão desta terça-feira (22) outra matéria focada em suprir necessidades docentes. O PL 364/2023 autoriza o governo a contratar temporariamente até cinco mil professores novos e encaminha a prorrogação dos atuais contratos.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato