Aprovado parecer favorável de Neri, o Carteiro, ao projeto que equipara indivíduos com fibromialgia às pessoas com deficiência

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira (20), durante reunião ordinária na Assembleia Legislativa, o parecer favorável do deputado Neri, o Carteiro (PSDB), ao Projeto de Lei 296/2023. A proposição equipara indivíduos com fibromialgia às pessoas com deficiência, atribuindo-lhes os mesmos direitos legais.

De acordo com o deputado, seu parecer considerou aspectos, sintomas e consequências sociais vividas pelas pessoas afetadas pela fibromialgia. “Em vários Estados do país há projetos similares em tramitação, além de haver também matéria no Congresso Nacional tratando do mesmo tema”, destacou.

Agora o projeto deve seguir para deliberação do plenário da Assembleia. Em caso de aprovação, segue para sanção do governador Eduardo Leite. A votação do parecer de Neri na comissão foi acompanhada por uma comitiva de pessoas com fibromialgia de vários municípios do Estado.

A fibromialgia costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor. Entre os sintomas mais comuns estão sensibilidade e dores musculares generalizadas. Medicamentos, psicoterapia e redução do estresse podem ajudar no controle dos sintomas. 

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Marcelo Oliveira | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato