Avança na Assembleia projeto da Delegada Nadine visando dar agilidade no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama

O Projeto de Lei (PL) 369/2023, de autoria da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB), que cria o Programa Estadual de Navegação de Pacientes com Neoplasia Maligna de Mama no Estado, avançou nesta semana na Assembleia Legislativa. O PL já havia passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Agora, a proposição obteve parecer favorável na Comissão de Saúde e Meio Ambiente e segue em tramitação no Parlamento até apreciação em plenário.

Entre os objetivos do programa estão: diagnosticar o câncer de mama mais rapidamente do que a lei federal exige; garantir que o tratamento comece dentro do prazo estabelecido pela lei federal; treinar equipes de Saúde para lidar com o rastreamento, diagnóstico e tratamento; dar suporte e orientação individual aos pacientes, além de reduzir custos; e coordenar cuidados personalizados para cada pessoa com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama.

"Um dos principais indicadores de morbidade e mortalidade no Estado com relação às mulheres é justamente o câncer de mama. Esse projeto transformará a vida dessas mulheres, tendo em vista que vai agilizar e oferecer mais suporte na prevenção e no tratamento", avaliou Nadine.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Marcelo Oliveira | Agência AL/RS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato