Delegada Nadine integra debates para formação de parcerias entre RS e Itália durante agendas em Roma

Na terça-feira (16), ocorreram discussões na Embaixada do Brasil em Roma para fortalecer os laços entre o Rio Grande do Sul e a Itália. A missão da Assembleia Legislativa e do governo gaúcho foi recebida pelo embaixador brasileiro, Renato Mosca de Souza. 

A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB), integrante da comitiva oficial do Estado, acompanhou a discussão. "Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso Estado como um local seguro e competitivo para novos investimentos", ressaltou a parlamentar tucana.

Na primeira agenda do dia, a comitiva apresentou características e potencialidades do Estado para futuros investimentos nas esferas energética, de aviação e de obras. Integrantes da SACE, agência de fomento às exportações da Itália, participaram da reunião. Na sequência, ocorreram encontros com representantes da agência privada Simest, vinculada ao setor financeiro, e do banco Intesa Sanpaolo.

Projetos nos setores de infraestrutura, saneamento básico, hidrogênio verde, mobilidade, segurança, lazer e em áreas sociais foram elencados por Eduardo Leite. Ele reforçou uma das principais iniciativas durante explanação aos italianos: a concessão de rodovias, com projeção de investimentos de R$ 10 bilhões.

A série de audiências prosseguiu na FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. As lideranças gaúchas foram recebidas pela vice-diretora do organismo, Maria Helena Semedo. Em pauta, o projeto da Lagoa Mirim e programas de cooperação para a transformação de sistemas agroalimentares, visando ampliação da produtividade e redução de impactos ambientais e sociais.

O tema da segurança alimentar com produção irrigada sustentável também teve destaque nas colocações entre as partes. A gestão 2024-2025 do Parlamento gaúcho, sob o comando de Adolfo Brito, tem como eixo central o tripé reservação de água, irrigação e piscicultura - RS Sustentável: Cada Gota Conta.

Durante a tarde, pelo horário italiano, reunião com a diretoria da ITA Arways, antiga Alitalia, tratou sobre a criação de um voo direto Porto Alegre-Roma, Roma-Porto Alegre. Antonino Turicchi, presidente da empresa de aviação, e Andrea Benassi, diretor-geral, participaram do ato.

Pietro Caldaroni, relações institucionais da ITA Arways, afirmou que a aérea quer crescer em tráfego com o Brasil e que os dirigentes "estão abertos a conversações para incluir novas rotas a partir de 2025". A companhia conta com uma frota de 22 aeronaves com potencial de voos continentais.

Há três dias, a comitiva oficial do Estado já havia participado de agenda na 56ª Vinitaly, em Verona, mostrando a importância da nossa produção de uva, que é responsável por 90% dos vinhos, sucos e espumantes produzidos no país. Os integrantes da missão tiveram a oportunidade de mostrar os produtos do Rio Grande do Sul para o mundo e estreitar relações comerciais.

*Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.

Foto: Maurício Tonetto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato