Líder da Bancada do PSDB cobra urgência de recursos para o agro gaúcho

A audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (28), na Expointer, em Esteio, abordou o endividamento dos produtores gaúchos e o acesso a novas linhas de crédito. O encontro destacou a necessidade de novos recursos federais para o setor, especialmente com a visita do ministro da Agricultura, Carlos Favero, prevista para a próxima sexta-feira (30).

Os deputados presentes criticaram a ineficácia das medidas atuais, como a Medida Provisória e o decreto presidencial, que não estão alcançando os agricultores endividados. O líder da Bancada do PSDB, deputado Professor Bonatto, enfatizou a urgência de novos recursos e a necessidade de um Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para o agro. "Além de fortalecer a economia do RS e do país, nossa bancada defende o apoio total às famílias atingidas pelas enchentes no campo, permitindo que os produtores rurais retomem plenamente suas atividades. São setores que sustentam milhares de famílias. Essas famílias precisam de ações efetivas e contundentes, e estamos cobrando do governo federal maior atenção ao agro gaúcho", disse Bonatto.

Representantes de entidades como Farsul, SOS Agro/RS, Ocergs e Emater reforçaram as críticas às medidas adotadas até o momento, pedindo condições de crédito mais favoráveis e alertando para a possível crise no segmento cooperativo. O representante do Ministério da Agricultura no RS, José Cleber de Souza, informou que os agricultores têm até 10 de setembro para reestruturar suas dívidas, mas o processo ainda enfrenta vários desafios.

Crédito das fotos: Lucas Kloss | Agência AL/RS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia