Sessão Solene: Líder tucano reforça proposta de mobilização pelo fim da dívida do RS com a União

O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Professor Bonatto, discursou em nome dos parlamentares tucanos durante a Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Revolução Farroupilha, comemorado em 20 de setembro. O ato, realizado nesta terça-feira (17), faz parte dos festejos farroupilhas de 2024 no Parlamento gaúcho. Bonatto aproveitou a oportunidade para propor um novo desafio ao Estado: o fim da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

O deputado destacou que, no dia 20 de setembro, celebramos não apenas a memória de uma das maiores demonstrações de bravura e espírito de luta do povo gaúcho, mas também reafirma a identidade, marcada pela coragem e determinação que moldaram o Rio Grande. “A Revolução Farroupilha, que nos inspira até hoje, foi mais do que uma batalha por ideais — foi a expressão mais pura da nossa força coletiva, da nossa capacidade de resistir e de nos reinventarmos diante das adversidades”, afirmou.

Professor Bonatto ressaltou que, diante das adversidades atuais, essa mesma força farroupilha está mais presente do que nunca, especialmente na superação das dificuldades enfrentadas pelo Estado em maio, quando enchentes sem precedentes atingiram os gaúchos. “Milhares de famílias viram suas vidas mudarem em questão de horas, vítimas da força implacável da natureza. Mas, assim como na Revolução, não nos curvamos. Olhamos para a devastação e nos erguemos. Mais uma vez ecoamos o espírito farroupilha, que nos ensina que as grandes batalhas não são apenas físicas, mas também emocionais e morais”, defendeu.

Para o líder tucano, os gaúchos devem agora se unir diante de um novo desafio: extinguir a dívida do Estado com o Poder Central. “A principal urgência atual do Rio Grande do Sul é extinguir sua dívida com a União, que já foi paga diversas vezes, mas ainda impede o desenvolvimento do Estado. Embora o governo federal tenha concedido uma suspensão temporária de três anos nos pagamentos, isso não é suficiente para garantir os recursos necessários à reconstrução das nossas cidades. É preciso um esforço coletivo para eliminar essa dívida injusta e permitir o progresso do Rio Grande”, avaliou.

Em nome dos deputados da Bancada do PSDB, Professor Bonatto concluiu seu discurso afirmando que o 20 de setembro deve ser mais do que uma lembrança: “Que seja um chamado. Um chamado para reconstruirmos o Rio Grande, com o mesmo espírito de bravura, honra e amor que sempre guiou nosso povo.”

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Raul Pereira | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia