Aprovado na Comissão de Saúde projeto da Delegada Nadine que garante exames genéticos para mulheres com alto risco de câncer
Nesta quarta-feira (30), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou o parecer ao Projeto de Lei 370/2023, de autoria da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB). O projeto prevê a oferta de exames genéticos gratuitos e procedimentos específicos de saúde para mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama e ovário no Estado. A aprovação ocorre justamente em outubro, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama.
O PL já havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), reforçando o consenso sobre a importância da proposta. A medida determina que unidades públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) realizem os exames genéticos, ampliando a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças.
“Vamos salvar muitas vidas, prevenir e antecipar tratamentos. Isso vai transformar a vida das mulheres e trazer mais saúde para o Rio Grande do Sul”, destacou a deputada Delegada Nadine. Com a aprovação na Comissão de Saúde, o projeto avança na sua tramitação na Assembleia e segue para apreciação em plenário.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Foto: Divulgação
Comentários
Postar um comentário