Com vitórias no 2º turno das eleições, PSDB conquista 35 prefeituras no Rio Grande do Sul

Com vitórias em Caxias e Santa Maria, PSDB conquista 4 das 10 maiores prefeituras do Estado.

O PSDB consolidou importantes vitórias no 2º turno das eleições municipais no Rio Grande do Sul neste domingo (27), garantindo a reeleição de Adiló Didomenico em Caxias do Sul e elegendo Rodrigo Decimo como prefeito de Santa Maria. Os resultados reforçam a presença tucana em regiões estratégicas do Estado, que a partir de 2025 governará 35 cidades gaúchas.

Em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, Adiló Didomenico foi reeleito com 51,38% dos votos válidos, derrotando Scalco (PL), que obteve 48,62%. O prefeito reeleito destacou a postura adotada durante a campanha: “É um reconhecimento da forma com que nos comportamos nessa eleição, com humildade, sem atacar, sem ofender, expondo as nossas ideias”, afirmou.

Já em Santa Maria, na Região Central do Estado, Rodrigo Decimo (PSDB) foi eleito com 54,50% dos votos válidos. O tucano superou o ex-prefeito e deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que obteve 45,50%. 

O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Professor Bonatto, ressaltou a relevância das vitórias. Bonatto disse que as vitórias em Caxias do Sul e Santa Maria, além das demais conquistas tucanas, marcam um avanço importante para o PSDB no Estado, fortalecendo o partido em municípios de grande relevância econômica e política.

Sobre os vitoriosos

Adiló Angelo Didomenico, 71 anos, natural de Marau, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Comerciante por mais de 40 anos, teve uma trajetória marcante na administração pública, presidindo a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e ocupando cargos como vereador e secretário municipal de Obras. Ingressou no PSDB em 2020, ano em que venceu Pepe Vargas (PT) no segundo turno para seu primeiro mandato como prefeito.

Rodrigo Decimo, 55 anos, natural de Uruguaiana, é atualmente vice-prefeito de Santa Maria, na gestão de Jorge Pozzobom (PSDB). Eleito em 2020 pelo extinto PSL, filiou-se ao PSDB em abril deste ano. Sua vitória fortalece sua liderança política na região central e consolida o projeto tucano, que vem sendo conduzido ao longo de duas administrações de Pozzobom.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Fotos: Divulgação 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia