Líder da Bancada do PSDB integra Comitê Extraordinário de Acompanhamento e Reconstrução do RS
O Comitê Extraordinário de Acompanhamento e Reconstrução do Rio Grande do Sul foi instalado nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, com a missão de monitorar ações e políticas públicas para recuperar os danos causados pelas chuvas e enchentes entre abril e junho deste ano. O líder da Bancada do PSDB, deputado estadual Professor Bonatto, integra o Comitê e destacou que a iniciativa buscará melhorias na legislação para prevenir e mitigar futuros desastres, além de desenvolver sistemas mais eficazes de monitoramento e alertas.
“A criação do comitê, fundamentada na Resolução nº 3.260, visa enfrentar o estado de calamidade pública, acompanhando a destinação de recursos e medidas executadas ou planejadas pelo Executivo. O trabalho envolve articulação entre Poderes, instituições públicas e entidades da sociedade civil, garantindo suporte técnico e logístico para as ações de reconstrução e resiliência”, explicou Bonatto.
O colegiado do Comitê, composto por representantes de diversos partidos, atuará até 31 de janeiro de 2027. Além de fiscalizar a execução dos projetos, discutirá a criação de um fundo de reconstrução, utilizando recursos do não pagamento da dívida com a União. A pluralidade partidária reforça o compromisso com adaptações climáticas e a superação dos desafios impostos por eventos extremos.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)
Foto: Rodrigo Rodrigues| Agência AL/RS
Comentários
Postar um comentário