Delegada Nadine homenageia 20 anos da Projur Mulher e Diversidade e destaca impacto social da UPF

A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) prestou homenagem nesta terça-feira (5), durante Grande Expediente na Assembleia Legislativa, aos 20 anos da Projur Mulher e Diversidade, um projeto da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nadine enfatizou o papel transformador do Projur, que já realizou mais de cinco mil atendimentos a mulheres, crianças e membros da comunidade LGBTQIA+, oferecendo suporte e promovendo mudanças significativas na vida das pessoas atendidas. 

A parlamentar reconheceu o Projur como um trabalho pioneiro e de grande impacto social, que contribui para conscientizar a sociedade sobre temas muitas vezes invisibilizados. Nadine relembrou que até 2001 os casos de violência doméstica eram atendidos em delegacias comuns e ressaltou marcos na criação de redes de proteção, como o posto de atendimento em Passo Fundo, a Casa de Acolhimento e a Delegacia da Mulher. 

Para a deputada, a criação da Lei Maria da Penha, em 2006, também fortaleceu essas iniciativas. "A Projur não só oferece acolhimento às vítimas, mas também promove palestras e visitas que incentivam mulheres a buscar independência e visam à mudança cultural para combater a violência", destacou Nadine.

Outro ponto abordado foi a importância das parcerias da Projur com ONGs, coletivos feministas e grupos LGBTQIA+, que contribuem para criar ambientes seguros e promover os direitos humanos. Nadine também valorizou o envolvimento dos estudantes da UPF, que têm no Projur uma experiência transformadora, aprendendo sobre empatia e justiça.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Fotos: Agência AL/RS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia