Deputado Neri, o Carteiro, homenageia os 20 anos de dedicação do SAMU ao povo gaúcho
A Assembleia Legislativa gaúcha homenageou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelos 20 anos de serviço no Rio Grande do Sul, entregando a Medalha da 56ª Legislatura aos líderes da instituição. A homenagem, conduzida pelo presidente do Parlamento, deputado Adolfo Brito, e pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Neri, o Carteiro (PSDB), reconheceu o trabalho incansável de médicos, enfermeiros e motoristas que atuam 24 horas na assistência emergencial.
Durante a cerimônia, Neri lembrou a importância do SAMU durante a pandemia de COVID-19 e nas enchentes de 2024, ressaltando o valor de uma resposta rápida em situações de crise. Desde sua criação em 2004, o SAMU atendeu mais de 24 milhões de chamadas no Estado, com maioria dos atendimentos sendo de causas clínicas (57%) e traumáticas (26%).
A secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, destacou que a medalha é um reconhecimento que se estende a todas as 164 bases do SAMU no estado. Criado há duas décadas com inspiração no sistema francês, o SAMU tem como número de emergência o 192, sendo essencial para o atendimento em casos de urgência em todo o Brasil.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)
Fotos: Agência AL/RS
Comentários
Postar um comentário