Com parecer de Neri, o Carteiro, projeto que garante fisioterapeuta 24h em UTIs avança na Assembleia

O projeto de lei que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas, 24 horas por dia, em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) — adulto, neonatal e pediátrica — no Rio Grande do Sul está apto para ser apreciado em plenário. O relatório favorável à proposição, do deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), foi aprovado na quarta-feira (14), na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

A matéria, de autoria do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), visa garantir a atuação ininterrupta desses profissionais, reconhecendo sua importância na recuperação de pacientes em estado grave. Segundo dados do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), a presença contínua de fisioterapeutas nas UTIs pode reduzir, em média, um dia de uso de ventilação mecânica e antecipar em até dois dias a alta hospitalar.

Para Neri, o Carteiro, a iniciativa representa mais um avanço para a qualificação da saúde pública no Estado, reforçando o compromisso do Parlamento com o cuidado integral e contínuo aos pacientes em situação de maior vulnerabilidade. “O fortalecimento da presença da fisioterapia nas UTIs é uma medida que salva vidas e melhora a eficiência do sistema de saúde. É uma pauta técnica, humana e necessária”, concluiu.

Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)

Foto: Raul Pereira | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de pesar

NOTA DE PESAR

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental