Kaká D’Ávila quer intensificar o debate sobre adoção responsável no RS

Além de propor um projeto de lei que amplia o acesso a informações sobre adoção e alerta para os impactos negativos dos bonecos reborn na saúde mental, o deputado quer promover uma audiência pública sobre o tema. 

O deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) esteve reunido nesta segunda-feira (9) com a promotora Cinara Dutra, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre, para discutir formas de fortalecer e aprimorar o processo de adoção responsável no Rio Grande do Sul. Durante o encontro, o parlamentar teve acesso a informações sobre diferentes modalidades de acolhimento e adoção, como apadrinhamento afetivo, família acolhedora e acolhimento institucional. 

A reunião faz parte de uma iniciativa que busca ampliar o debate sobre o tema no Estado, em especial diante da crescente popularização dos chamados “bonecos reborn”. Embora reconheça que esses itens possam ter uso terapêutico legítimo, Kaká alerta para o risco de banalização, ao serem tratados como “filhos” por influenciadores e celebridades. “Enquanto isso, milhares de crianças e adolescentes seguem à espera de uma família de verdade. Carinho, amor e atenção não podem ser dados a um boneco”, destacou. 

Com base nas informações colhidas no Ministério Público, o deputado propôs a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, com o objetivo de ampliar o acesso da sociedade a informações claras sobre os caminhos possíveis para adotar. Segundo Kaká, o diálogo com instituições e famílias é fundamental para enfrentar a burocracia e superar obstáculos que ainda dificultam a adoção no Estado. 

Nos últimos dias, o parlamentar também protocolou um projeto de lei que propõe a regulação da venda de bonecos reborn no Rio Grande do Sul. A proposta prevê medidas de conscientização sobre adoção e alerta para os possíveis impactos emocionais negativos causados pelo uso indiscriminado desses objetos, especialmente na saúde mental das pessoas mais vulneráveis. 

Jornalista responsável e fotos: Luís Gustavo Machado (MTE –15280) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de pesar

NOTA DE PESAR

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental