CCJ aprova projeto da Delegada Nadine sobre atenção à saúde da mulher no climatério e na menopausa

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei 317/2024, da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB), que institui a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. A proposta tem como objetivo garantir mais dignidade, humanização e qualidade no atendimento oferecido às mulheres que passam por essa fase de transição hormonal. 

O projeto prevê a implementação de um conjunto de medidas que vai desde o acesso facilitado a serviços de saúde especializados até campanhas educativas voltadas à conscientização da sociedade. Para a parlamentar, a iniciativa é fundamental para enfrentar o estigma ainda existente em torno do tema e fortalecer a rede de apoio às mulheres. 

De acordo com Nadine, cerca de 8% da população feminina brasileira enfrenta as consequências do desequilíbrio hormonal característico desse período, o que impacta diretamente na saúde e no bem-estar. “Esse é um momento da vida que merece mais cuidado e atenção por parte do poder público. Queremos avançar em políticas públicas de saúde que minimizem os efeitos desse período, além de promover ações de conscientização e apoio”, concluiu. Com a aprovação na CCJ, a matéria segue agora para análise das demais comissões permanentes da Casa antes de chegar ao plenário. 

Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280) 

Foto: Lucas Kloss | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de pesar

NOTA DE PESAR

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental