Delegada Nadine comemora novos nomes para a Secretaria da Mulher

A deputada Delegada Nadine (PSDB) celebrou a escolha de Fábia Richter para comandar a recém-criada Secretaria da Mulher e da Delegada Viviane Viegas como secretária-adjunta. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (24), em solenidade no Palácio Piratini.

“Quando pensamos em lideranças para uma pasta tão sensível e estratégica, precisamos de pessoas com empatia, visão e força para articular políticas que promovam proteção e dignidade para todas as mulheres – e isso Fábia e Viviane oferecem de sobra”, destacou a parlamentar.

A nova secretaria foi criada após aprovação da Assembleia Legislativa, com voto favorável e apoio da deputada Delegada Nadine, e terá a missão de centralizar as políticas públicas voltadas ao público feminino no Estado. Conforme o projeto aprovado, a pasta contará com dois departamentos: Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Articulação e Cuidado Integral e Promoção da Autonomia Econômica.

Mandato que defende as mulheres:

A deputada Delegada Nadine possui leis aprovadas, projetos protocolados e iniciativas voltadas à promoção da saúde da mulher, ao enfrentamento da violência e ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. Entre as proposições já sancionadas estão:

1) Lei Estadual nº 15.988/2023, que consolida a legislação relativa às mulheres vítimas de violência;

2) Lei nº 16.237/2024, que garante a realização de exames pelo SUS para mulheres com histórico familiar de câncer de mama;

3) Lei nº 16.151/2024, que cria o Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama no RS.

Além disso, a deputada é proponente e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino e da Força da Mulher Gaúcha, que atua para promover o potencial empreendedor e a independência financeira das mulheres. Entre os projetos apresentados recentemente, destacam-se a criação de um sistema de monitoramento preditivo para combater casos de violência contra a mulher e o Programa Linha Calma, que prevê espaços de escuta e diálogo com homens.

Texto: Márcio Nunes (Jornalista - MTE 20534)

Foto: Rodrigo Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de pesar

NOTA DE PESAR

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental