Neri, o Carteiro destaca compromisso com gestão sustentável do lixo em audiência pública
O lixo não pode ser visto apenas como um problema, mas também como uma oportunidade para gerar resultados positivos aos municípios. Essa é a opinião do deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Ele conduzir audiência pública, nesta quarta-feira (1°), que debateu novas tecnologias e concessões para a gestão de resíduos sólidos urbanos. O parlamentar destacou que o tema é estratégico e exige responsabilidade do poder público na busca de soluções sustentáveis.
A reunião, realizada a pedido do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), reuniu autoridades estaduais, representantes de empresas, catadores e o presidente do Parlamento gaúcho, Pepe Vargas. Na abertura, o presidente do Corede Serra, Evaldo Antônio Kuiava, ressaltou que a gestão do lixo deve unir os setores público e privado, lembrando que o Brasil perde R$ 14 bilhões ao ano por reciclar apenas 4% de seus resíduos secos.
Também presente, o representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Valter Lourenzo, informou que o Rio Grande do Sul conta atualmente com 29 unidades de disposição final de resíduos e que quatro estudos de concessão estão em andamento em diferentes regiões do Estado. Os dados reunidos na audiência servirão para orientar políticas públicas.
Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)
Fotos: Claudio Fachel | Agência AL/RS
Comentários
Postar um comentário