O PSDB


O Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB,  foi fundado em 1988, em meio aos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, como um partido reformista, de vanguarda, organizado em torno de princípios como a defesa dos direitos civis, o enfrentamento das desigualdades sociais, a livre iniciativa, o empreendedorismo e a eficiência administrativa no setor público.

A trajetória do PSDB inclui os oito anos do governo presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e está diretamente ligada à estabilidade da economia brasileira, conquistada pela implantação do Plano Real, em 1994. Depois que o país ajustou sua economia foi possível criar uma rede de proteção social. A partir daí, os brasileiros acompanharam o surgimento da Bolsa Escola, da Bolsa Alimentação, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Vale Gás. Também foi criada a lei dos medicamentos genéricos e o maior programa de combate a AIDS do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.



No âmbito da modernização da gestão pública, o PSDB deixou ao país uma estrutura sólida capaz de orientar o bom uso do dinheiro público e priorizar a resolução de demandas sociais, em especial nas áreas vitais, como educação, saúde e segurança. A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), sancionada em maio do ano 2000 pelo então presidente Fernando Henrique, é o exemplo definitivo desse legado. A legislação passou a exigir algo inédito no país: o respeito a limites de gastos e endividamento da União, Estados e Municípios.

A defesa do sistema de governo Parlamentarista também está entre os legados dos tucanos na agenda política do país. Em 1993, o PSDB defendeu a adoção do Parlamentarismo durante plebiscito nacional. A proposta não avançou, mas o partido segue sendo defensor do sistema. Em um sistema parlamentarista, o chefe de Estado é normalmente uma pessoa diferente do chefe de governo, em contraste ao sistema presidencial, onde o chefe de Estado muitas vezes é também o chefe de governo.


O partido é o produto da congregação de diversas vertentes: Do trabalhismo, recolhemos o princípio da prioridade do trabalho sobre o capital. Da democracia cristã, absorvemos a ética da solidariedade e da participação comunitária. Da social democracia, herdamos o patrimônio das lutas dos trabalhadores pela ampliação do direito ao voto e pela construção de uma sociedade igualitária. Dos liberais progressistas, aprendemos que não há bem maior do que a liberdade e que o principal legado da civilização ocidental está num conjunto de liberdades civis e políticas sem as quais não há avanço social possível.


Hoje, o PSDB está unido por um projeto comum, sob a bandeira da democracia como valor universal e como terreno de luta pela superação das desigualdades sociais.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato